quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Empada de queijo


Empada de queijo

Empadinha ou empada é um salgado feito com massa podre (mistura de farinha e gordura) muito popular no Brasil. Tem origem desconhecida, mas é provável que derive dos pastelões portugueses e é encontrado em praticamente em todos os países.

As empadas são encontradas com uma grande de variedade de recheio e podem ser utilizadas como refeições rápidas, pois é possível encontrá-las na maior parte das lanchonetes e pastelarias, ou ainda adquiri-las congeladas em gôndolas nos supermercados.

Siga os passos da receita abaixo e tenha um bom motivo para reunir os amigos.

Ingredientes:

700 gramas de farinha de trigo;
350 gramas de margarina com 80% de lipídeos ou banha vegetal;
03 colheres (sopa) de vinagre branco (ajuda a abrir a massa);
01 colher (chá) de sal;
03 gemas;
200 gramas de queijo minas ou meia cura;
100 gramas de queijo parmesão (ralado na hora é melhor);
02 ovos inteiros;
01 xícara (chá) de leite;
01 colher (sopa) de farinha de trigo;
02 colheres (sopa) de salsinha picada;

Modo de preparo:

Em uma bacia coloque a farinha deixando um pouco reservada, a margarina que deve estar em temperatura ambiente e o sal, misture com as pontas dos dedos até formar uma farofa, vire esta mistura em cima de uma superfície lisa, junte as gemas e o vinagre, sove com a ajuda da farinha reservada até soltar das mãos e ficar com aspecto liso. Coloque a massa obtida em um saco plástico e leve para descansar na geladeira por trinta minutos.

Enquanto isto prepare o recheio, pique o queijo minas em pequenos pedaços, coloque no liquidificador juntamente com o leite, a farinha e os ovos e o parmesão, bata por alguns minutos para triturar bem, desligue e junte a salsinha picadinha, o recheio ficará liquido.

Para facilitar o trabalho coloque uma porção da massa entre dois plásticos, e com o auxilio do rolo abra e forre a forma escolhida ou distribua dentro de forminhas próprias para empadinha, coloque o recheio sem encher muito a forma, este tipo de empada geralmente é aberta, sem a tampinha de massa, coloque as forminhas dentro de outra assadeira para facilitar o manuseio. Leve ao forno pré-aquecido em temperatura média por mais ou menos trinta minutos, ou até que esteja com aspecto dourado.

Para servir em coquetéis, faça em tamanho reduzido e coloque dentro de forminhas de papel, pois facilita aos convidados. Estes salgadinhos podem ser congelados pré-assados por até seis meses.

Marcadores: ,

Bolo de mel


Bolo de mel

A utilização do mel na alimentação humana nos remete à antiguidade, onde o mel, a geleia e o chá quente eram considerados um medicamento confiável, sobretudo para aliviar febres e calafrios. Sendo o único adoçante natural que não precisa ser refinado, o mel é composto por frutose, glicose, sacarose e outros açúcares. O mel também é antioxidante, antibiótico de largo espectro (em infecções fungicidas e microbicidas) e é rico em vários  nutrientes, tais como: tiamina, vitamina B6, riboflavina e em minerais (cálcio, fósforo, ferro, cobre, potássio, zinco, sódio e magnésio).  Por ser menos calórico (apenas 25 calorias por colher de chá, contra 40 do açúcar convencional) o mel é um bom substituto para o açúcar refinado.


Este doce ingrediente também pode ser utilizado no preparo de bolos, doces e sobremesas. Seguindo a receita você terá um delicioso complemento para o chá da tarde.


Ingredientes:
04 ovos;
02 xícaras (chá) de açúcar;
01 xícara (chá) de óleo;
01 xícara (chá) de mel;
01 xícara (chá) de infusão de chá preto;
01 limão ralado (raspas);
01 colher (sobremesa) de fermento em pó;
01 colher (sobremesa) de canela em pó;
01 colher (chá) de bicarbonato de sódio;
03 xícaras de farinha de trigo;
01 maçã ralada com a casca;
½ xícara de uva passa branca sem sementes;
½ xícara de nozes picada:
200 gramas de chocolate blend (mistura do meio amargo com o ao leite);
01 caixa de creme de leite.

Modo de preparo:

Em uma vasilha separada misture a farinha, o fermento em pó, a canela e o bicarbonato de sódio. Quebre os ovos e separe as claras das gemas. Bata as claras e neve e reserve.  Misture as gemas com o açúcar e bata na batedeira, por cinco minutos ou  até formar um creme fofo e de cor clara. Acrescente o óleo, o mel, as raspas do limão, e o chá preto.
Diminua a velocidade da batedeira, com uma colher vá colocando a mistura dos ingredientes secos, dando tempo de misturar bem entre uma colherada e outra, quando ficar homogêneo misture a maçã ralada e as nozes picada. Com a batedeira desligada misture as claras em neve. Coloque a massa em uma forma untada e enfarinhada, asse em forno previamente aquecido e com a temperatura média por cerca de 30 minutos ou até que se espetando um palito ele saia limpo e seco. Enquanto o bolo cozinha prepare o ganache para a cobertura. Aqueça o chocolate picado com o creme de leite, até derreter. Misture com a ajuda de um batedor de arame até ficar morno. Depois de frio, desenforme o bolo e espalhe a cobertura com a ajuda de uma espátula.

Marcadores:

Bolo de fubá cozido


Bolo de fubá cozido


Fubá é a palavra que foi herdada dos Africanos para nomear a farinha resultante da moagem fina do milho cru, seco e debulhado. A alimentação brasileira foi influenciada pela culinária indígena, e africana, mas foram os portugueses que intensificaram a utilização do fubá na cozinha, inventando com ele deliciosas receitas como, pudins, bolo, mingaus, papas, broas, creme de milho. Estas guloseimas são bastante comuns na época de festas juninas. Sendo uma ótima opção para quem gosta de pratos doces

Já o bolo de fubá tornou se um dos mais queridos dos brasileiros por combinar perfeitamente com um cafezinho quente no final de tarde. A receita a seguir não trás nenhuma surpresa nos ingredientes, porem, o mesmo não se pode dizer do modo de fazer. Antes de ir ao forno, a mistura deverá ser cozida no fogão e lembrará o preparo de uma polenta.


Ingredientes:
02 xícaras (chá) de fubá;
02 xícaras (chá) de açúcar;
03 xícaras (chá) de leite;
½ xícara (chá) de óleo;
½ colher (chá) de sal;
01 colher (chá) rasa de semente de erva doce (opcional);
04 ovos;
01 colher (sopa) de fermento em pó;
02 colheres (sopa) de açúcar;
01 colher (chá) de canela em pó.

Modo de preparo:
Em uma panela de tamanho médio e fora do fogo coloque o fubá, o açúcar e o leite, misture bem, acrescente o óleo e o sal. Leve para cozinhar em fogo baixo até que se possa ver o fundo da panela, mexendo sempre para que a massa cozinhe por igual e não crie grumos que poderão comprometer o resultado final da receita. Enquanto esfria a massa prepare uma assadeira untada e enfarinhada com fubá, ligue o forno pra ir aquecendo, bata as claras em neve, misture as duas colheres de açúcar com a colher de canela e reserve. Estando o mingau com a temperatura morna é hora de dar prosseguimento na receita. Acrescente as gemas uma a uma mexendo bem entre uma e outra para incorporar, junte a semente de erva doce e as claras em neve, misture com o movimento de baixo para cima para não perder o ar da massa, por ultimo coloque o fermento mexendo levemente. Coloque na forma e leve para assar em forno com temperatura média, em torno de quarenta minutos ou até dourar, faça o teste do palito. Retirar do forno, desenformar e polvilhar com o açúcar e a canela em pó que já estavam previamente misturados.

Marcadores: