quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Bolo de fubá cozido


Bolo de fubá cozido


Fubá é a palavra que foi herdada dos Africanos para nomear a farinha resultante da moagem fina do milho cru, seco e debulhado. A alimentação brasileira foi influenciada pela culinária indígena, e africana, mas foram os portugueses que intensificaram a utilização do fubá na cozinha, inventando com ele deliciosas receitas como, pudins, bolo, mingaus, papas, broas, creme de milho. Estas guloseimas são bastante comuns na época de festas juninas. Sendo uma ótima opção para quem gosta de pratos doces

Já o bolo de fubá tornou se um dos mais queridos dos brasileiros por combinar perfeitamente com um cafezinho quente no final de tarde. A receita a seguir não trás nenhuma surpresa nos ingredientes, porem, o mesmo não se pode dizer do modo de fazer. Antes de ir ao forno, a mistura deverá ser cozida no fogão e lembrará o preparo de uma polenta.


Ingredientes:
02 xícaras (chá) de fubá;
02 xícaras (chá) de açúcar;
03 xícaras (chá) de leite;
½ xícara (chá) de óleo;
½ colher (chá) de sal;
01 colher (chá) rasa de semente de erva doce (opcional);
04 ovos;
01 colher (sopa) de fermento em pó;
02 colheres (sopa) de açúcar;
01 colher (chá) de canela em pó.

Modo de preparo:
Em uma panela de tamanho médio e fora do fogo coloque o fubá, o açúcar e o leite, misture bem, acrescente o óleo e o sal. Leve para cozinhar em fogo baixo até que se possa ver o fundo da panela, mexendo sempre para que a massa cozinhe por igual e não crie grumos que poderão comprometer o resultado final da receita. Enquanto esfria a massa prepare uma assadeira untada e enfarinhada com fubá, ligue o forno pra ir aquecendo, bata as claras em neve, misture as duas colheres de açúcar com a colher de canela e reserve. Estando o mingau com a temperatura morna é hora de dar prosseguimento na receita. Acrescente as gemas uma a uma mexendo bem entre uma e outra para incorporar, junte a semente de erva doce e as claras em neve, misture com o movimento de baixo para cima para não perder o ar da massa, por ultimo coloque o fermento mexendo levemente. Coloque na forma e leve para assar em forno com temperatura média, em torno de quarenta minutos ou até dourar, faça o teste do palito. Retirar do forno, desenformar e polvilhar com o açúcar e a canela em pó que já estavam previamente misturados.

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial