segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

10 passos para uma alimentação saudável

Estes 10 passos são dicas simples para a promoção de uma alimentação saudável.

Para iniciar, escolha o passo que julgar mais fácil de seguir, depois que essa orientação tornar-se um hábito, siga para um novo passo.

1- Faça, pelo menos, 6 refeições ao dia. Coma devagar e mastigue bem os alimentos.

2- Consuma cereais (arroz, milho e trigo), tubérculos (batata), raizes (mandioca), pães e massas. Estes alimentos são ricos em carboidratos, responsáveis por fornecer energia para o organismo e único combustível para o cérebro, devem ser i principal componente da nossa dieta. De preferência aos integrais.

3- Frutas, legumes e verduras contribuem para a proteção da saúde. Varie o tipo e preferência a alimentos de época, pois além de mais saborosos são mais nutritivos e mais barato. Institua a hora da fruta no seu dia... você só tem a ganhar.

4- Coma sempre 1 parte de feijão para duas 2 partes de arroz cozido. Essa combinação de alimentos fornece proteínas essenciais ao nosso organismo.

5- Consuma leite e seus derivados, de preferência aos desnatados. Consuma carnes magras, visceras, miúdos, aves e peixes. Tente incluir, pelo menos 2 vezes por semana, peixe em sua refeição, pois contem omega 3, que diminui o risco de doenças cardiacas.

6- Diminua o consumo de alimentos gordurosos para no máximo 1 vez por semana. Ao cozinhar use pequenas quantidades de óleo.

7- Valorize o sabor natural dos alimentos, evitando colocar açucar. Diminua o consumo de refrigerantes, sucos industrializados, bolos, biscoitos recheados e outras guloseimas.

8- Diminua o consumo de sal, o ideal por dia é no máximo uma colher de chá rasa, por pessoa,distribuida em todas as refeições.

9- Beba bastante água (6 a 8 copos) para manter o organismo hidratado e para que o intestino funcione bem.

10- Pratique pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias.

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial