quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Bolo de mel


Bolo de mel

A utilização do mel na alimentação humana nos remete à antiguidade, onde o mel, a geleia e o chá quente eram considerados um medicamento confiável, sobretudo para aliviar febres e calafrios. Sendo o único adoçante natural que não precisa ser refinado, o mel é composto por frutose, glicose, sacarose e outros açúcares. O mel também é antioxidante, antibiótico de largo espectro (em infecções fungicidas e microbicidas) e é rico em vários  nutrientes, tais como: tiamina, vitamina B6, riboflavina e em minerais (cálcio, fósforo, ferro, cobre, potássio, zinco, sódio e magnésio).  Por ser menos calórico (apenas 25 calorias por colher de chá, contra 40 do açúcar convencional) o mel é um bom substituto para o açúcar refinado.


Este doce ingrediente também pode ser utilizado no preparo de bolos, doces e sobremesas. Seguindo a receita você terá um delicioso complemento para o chá da tarde.


Ingredientes:
04 ovos;
02 xícaras (chá) de açúcar;
01 xícara (chá) de óleo;
01 xícara (chá) de mel;
01 xícara (chá) de infusão de chá preto;
01 limão ralado (raspas);
01 colher (sobremesa) de fermento em pó;
01 colher (sobremesa) de canela em pó;
01 colher (chá) de bicarbonato de sódio;
03 xícaras de farinha de trigo;
01 maçã ralada com a casca;
½ xícara de uva passa branca sem sementes;
½ xícara de nozes picada:
200 gramas de chocolate blend (mistura do meio amargo com o ao leite);
01 caixa de creme de leite.

Modo de preparo:

Em uma vasilha separada misture a farinha, o fermento em pó, a canela e o bicarbonato de sódio. Quebre os ovos e separe as claras das gemas. Bata as claras e neve e reserve.  Misture as gemas com o açúcar e bata na batedeira, por cinco minutos ou  até formar um creme fofo e de cor clara. Acrescente o óleo, o mel, as raspas do limão, e o chá preto.
Diminua a velocidade da batedeira, com uma colher vá colocando a mistura dos ingredientes secos, dando tempo de misturar bem entre uma colherada e outra, quando ficar homogêneo misture a maçã ralada e as nozes picada. Com a batedeira desligada misture as claras em neve. Coloque a massa em uma forma untada e enfarinhada, asse em forno previamente aquecido e com a temperatura média por cerca de 30 minutos ou até que se espetando um palito ele saia limpo e seco. Enquanto o bolo cozinha prepare o ganache para a cobertura. Aqueça o chocolate picado com o creme de leite, até derreter. Misture com a ajuda de um batedor de arame até ficar morno. Depois de frio, desenforme o bolo e espalhe a cobertura com a ajuda de uma espátula.

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial