quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Empada de queijo


Empada de queijo

Empadinha ou empada é um salgado feito com massa podre (mistura de farinha e gordura) muito popular no Brasil. Tem origem desconhecida, mas é provável que derive dos pastelões portugueses e é encontrado em praticamente em todos os países.

As empadas são encontradas com uma grande de variedade de recheio e podem ser utilizadas como refeições rápidas, pois é possível encontrá-las na maior parte das lanchonetes e pastelarias, ou ainda adquiri-las congeladas em gôndolas nos supermercados.

Siga os passos da receita abaixo e tenha um bom motivo para reunir os amigos.

Ingredientes:

700 gramas de farinha de trigo;
350 gramas de margarina com 80% de lipídeos ou banha vegetal;
03 colheres (sopa) de vinagre branco (ajuda a abrir a massa);
01 colher (chá) de sal;
03 gemas;
200 gramas de queijo minas ou meia cura;
100 gramas de queijo parmesão (ralado na hora é melhor);
02 ovos inteiros;
01 xícara (chá) de leite;
01 colher (sopa) de farinha de trigo;
02 colheres (sopa) de salsinha picada;

Modo de preparo:

Em uma bacia coloque a farinha deixando um pouco reservada, a margarina que deve estar em temperatura ambiente e o sal, misture com as pontas dos dedos até formar uma farofa, vire esta mistura em cima de uma superfície lisa, junte as gemas e o vinagre, sove com a ajuda da farinha reservada até soltar das mãos e ficar com aspecto liso. Coloque a massa obtida em um saco plástico e leve para descansar na geladeira por trinta minutos.

Enquanto isto prepare o recheio, pique o queijo minas em pequenos pedaços, coloque no liquidificador juntamente com o leite, a farinha e os ovos e o parmesão, bata por alguns minutos para triturar bem, desligue e junte a salsinha picadinha, o recheio ficará liquido.

Para facilitar o trabalho coloque uma porção da massa entre dois plásticos, e com o auxilio do rolo abra e forre a forma escolhida ou distribua dentro de forminhas próprias para empadinha, coloque o recheio sem encher muito a forma, este tipo de empada geralmente é aberta, sem a tampinha de massa, coloque as forminhas dentro de outra assadeira para facilitar o manuseio. Leve ao forno pré-aquecido em temperatura média por mais ou menos trinta minutos, ou até que esteja com aspecto dourado.

Para servir em coquetéis, faça em tamanho reduzido e coloque dentro de forminhas de papel, pois facilita aos convidados. Estes salgadinhos podem ser congelados pré-assados por até seis meses.

Marcadores: ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial